#consciência social







charge ao lado deixa implícita a mensagem: se você tira um tempo para pensar em si não é narciso, ao contrário dos narcisistas que pensam na auto-promoção todo o tempo!






Por uma democracia com CONSCIÊNCIA na blogosfera dos FOCAS.

Essa postagem talvez soe um tanto quanto polêmica, mas quero tratar hoje de um assunto que há muito vem me incomodando. É sobre a seleção de conteúdo de alguns blogs de estudantes de jornalismo.

Andei passeando pela net dia desses e me encantei com blogs de cinema, blogs de sustentabilidade , blog sobre relacionamentos, blog sobre variedades, notícias e tecnologia...
Entre outros tantos blogs ótimos e recomendáveis!

Mas o que me assusta mesmo é que são poucos os blogs de ESTUDANTES DE JORNALISMO que se engajam com assuntos que realmente tenham uma relativa importância dentro da sociedade em que vivemos.

Vemos inúmeros blogs que falam de notícias “umbiguistas”, ou seja, que retratam o próprio umbigo, com frases copiadas de todos os lados da internet, alfinetadas de cunho pessoal... E é lógico: intermináveis KKKKKKKKKKKKK.

Já pensou se Albert Einsten tivesse se interessado tão somente em ressaltar sua ousadia em tirar uma foto mostrando a língua e se esquecesse de contribuir com a ciência?

Ou então se Carlos Drummond de Andrade se preocupasse em propagar o visual dos grandes óculos e deixasse de lado a contribuição literária?

Se Machado de Assis se preocupasse tanto em relatar como foram os seus finais de semana talvez não tivéssemos Bentinho, tampouco Capitu!

Que tristeza seria...

Graças ao bom Deus esses homens foram conscientes e cá estamos com seus belos frutos em nossa cultura.


“NO Narcisismo, YES Jornalismo!”


Quero através desse “post” fazer uma alerta contra a Síndrome de Narciso,ou como denomino, atitude “umbiguista”...
...E lembrar que há temas importantes para estudantes de jornalismo debater,
...E lembrar alguns caros companheiros que jornalismo ainda é o quarto poder;
...E que todo esse poder da comunicação é coisa séria.
...E como sempre repito e não me cansarei de repetir o que Clóvis Rossi nos diz,
“jornalismo é a arte de informar para transformar”
e eu acrescento: arte para transformar e não DEFORMAR (rs).

E que enquanto houver violência, guerra, problemas climáticos, governo necessitando de cobranças, fome, pedofilia, ONGs sérias, ou mesmo assuntos belos tais como Teatro, Cinema, Jornalismo, Literatura, Fotografia, Esportes, Música, Moda ou mesmo Inovações Tecnológicas

...Então enquanto tivermos esse leque de assuntos e temas, teremos obrigação de usar um diploma ou título para algo além mais do que narcisismo.

Sei lá, um blog sobre buracos na rua da cidade, mas comprometer-se com algo além que o próprio EGO.

Batalhemos por BLOGS mais limpos de EU, comprometidos com o NOSSO!
Nossas cidades,
Nosso país,
Nossa pátria,
Nosso clima,
Nosso mundo!