#tributo

Segue abaixo um texto meu publicado no JORNAL INTERIOR, editorial PAINEL na página 2.

O JORNAL INTERIOR abrange o noroeste do estado de São Paulo e informa há 27 anos, sempre servindo à sociedade de Penápolis e região com responsabilidade.
Fiquei novamente grata por mais uma vez publicarem um artigo que escrevo sempre debaixo de minhas reflexões. Porém esse texto, diferente dos demais, está longe de ser uma crônica ou um artigo crítico, trata-se de um tributo escrito com emoção pela perda de um amigo.

Agora, porém, deixo como assunto principal dessa postagem o nosso grande amigo e estimado fotógrafo: Donério Guimarães. Confira abaixo.

PAINEL

01/08/2009


DONÉRIO’S WAY OF LIFE





Palavras póstumas talvez traduzam um pouco o que gostaria de ter dito, e acredito que todos nós gostaríamos de ter dito caso pudéssemos dar aquele último adeus.


Desde que o conheci gostei de uma das mais fortes características que ele tinha: o poder de levantar a auto-estima de alguém. Fiquei impressionada na primeira vez que sentamos juntos em frente à tela de um computador para discutirmos como seria feito o jornal sobre moda, e ele começou a me mostrar os seus trabalhos de foto.


Eram ótimos, mas o que me surpreendeu não foi só isso. Foi que entre uma foto e outra ele dizia: "Essa pessoa está com um problema sério na família então eu dei o ensaio e a foto para a animar um pouco. Essa aqui passou sérios problemas de saúde esses dias então eu dei esse ensaio para dar uma força na auto-estima dela". E assim ele apontava com carinho e eu ficava brava com ele! "Como pode um negócio desse Doni". Ele dizia que fazer foto era mais do que tocar no exterior de uma pessoa, mas era para tocar a alma.


Lembro quando os meninos saíram na Revista Caras, ainda em 2008 e liguei para ele elogiando pelas parcerias que faziam e ele respondeu com toda humildade "É os meninos.. Saíram na Caras mesmo, é verdade Nat, estão caminhando..." sem nenhuma predisposição para a vanglória.


Donério na Revista Caras, sem disposição para vanglórias


Outro momento que não posso esquecer foi o prêmio que ele recebeu em 2008 da Prefeitura Municipal de Penápolis como Fotógrafo do Ano. Depois fomos a turma a Fer, a Fran... pra pizzaria e nos divertimos muito naquele dia, todos na mesa viramos crianças.


É impossível de esquecer quando eu viajava junto com o estúdio de fotos dele para fazer as matérias para o jornal Arquitetura da Moda. Eu e o Edinho, filho dele, ficávamos bolando um reality show da vida do Donério. Sonhávamos em dar o nome de "Donério’s way of life" – Traduzindo: Donério - Um estilo de Vida. E que glorioso estilo de vida! Afinal ele deixou para todos nós o legado de seu estilo único de viver: do sonho que não pode morrer, da realização que não gera soberba, mas gratidão a Deus; e o dom de passar por altos e baixos com a mesma mensagem de esperança e coragem.


O reality show ficou apenas nas fantasias minha e do Edinho a fim de descontrair aqueles longos dias de trabalhos, mas uma brincadeira que já deixava claro que aquele homem tinha um jeito insubstituível, descontraído e especial de viver.


Sabe, tem pessoas que simplesmente passam na janela da nossa vida e dão um aceno, porém há outras que conforme vão passando a cada dia pela nossa janela, além de um aceno deixam um poema, uma música ou uma grandiosa reflexão. Donério é certamente uma dessas, deixou música, deixou poema, deixou fotografias, deixou sorrisos e sobretudo, deixou saudades...


Mas ele foi e não deu tempo de dizer aquele adeus. Talvez não houvesse esse adeus porque foi realmente isso que precisava: nunca dizer adeus! Alguém que fez tantas pessoas mais belas por dentro e por fora, nunca dirá adeus.


Sua mensagem de vida e suas idéias criativas estarão sempre vivas dentro daqueles que puderam compartilhar com ele alguns momentos da vida. Donerio’s Way of life, um jeito de ser único que deixou como frutos quatro filhos cheios de talento e a herança do espírito guerreiro de um pai vitorioso. A ele, Donério Guimarães, o meu tributo.



Texto de Nathália Bragalda, estudante de Jornalismo
Texto publicado para editorial da seção PAINEL no JORNAL INTERIOR. Para conferir matéria no site oficial, acesse: http://www.jornalinterior.com.br/jornal/mostra_painel.php?noticia=1078